21
96654-3336
21
97679-9051
21
FACHADA EM ACM
O profissional que trabalha com desenvolvimento de produtos precisa estar atento aos materiais disponíveis no mercado, que possibilitam a variação das peças produzidas. Um desses materiais é a placa de ACM, um produto com excelente custo-benefício e que pode ser utilizado nos mais variados tipos de acabamentos e revestimentos de superfícies, contribuindo para um visual elegante e sofisticado.
Se você ainda não conhece a placa de ACM, continue a leitura e tire as suas dúvidas a respeito desse material cada dia mais utilizado e valorizado no mercado.
O que é ACM?
ACM é a sigla de Material Composto de Alumínio. Trata-se de um material formado por duas placas de alumínio e, no meio delas, uma placa de polietileno de baixa densidade. A composição do ACM é o que o diferencia de outras peças feitas exclusivamente de alumínio, mas conservando as suas vantagens.
A presença do polietileno confere à placa uma maior resistência, durabilidade, estética agradável, versatilidade e personalização, que se adapta aos diferentes tipos de projetos.
As placas de ACM são utilizadas como revestimento interno e externo nas mais variadas superfícies, deixando o ambiente mais sofisticado, elegante e bonito.
Dica: Conheça as vantagens da serra policorte portátil.
Como escolher o ACM?
As placas de ACM podem variar de acordo com algumas características específicas e é importante conhecê-las para fazer a escolha adequada. Confira as variações do produto:
Dimensão
Seja em superfícies de grande ou pequena extensão, a placa de ACM cumpre muito bem o seu papel porque possui dimensões variadas. As chapas podem ter espessura, comprimento e largura diferentes, que se adequam às diferentes demandas.
É importante medir cada projeto para escolher a chapa adequada e evitar ao máximo a perda de material. Além disso, é preciso levar em consideração a resistência.
Placas mais finas também são mais frágeis, sendo indicadas para projetos com baixa exposição ao sol, vento e chuva ou que não exigem tanta durabilidade.
Já as placas com espessuras mais grossas são, naturalmente, mais resistentes. Por isso, são indicadas para aplicações que exigem uma durabilidade maior e baixa manutenção.
Polietileno
O polietileno é um material de baixa densidade, conferindo leveza e resistência ao objeto. Mas, é um composto que também pode variar e alterar as características da placa.
No mercado, é possível encontrar placas de ACM com polietileno convencional e o tipo inquebrável, que não sofre nenhuma alteração após impacto, além de pequenas fissuras.
Pintura
Já em relação à pintura, a placa de ACM pode variar conforme a tinta utilizada no processo. A pintura que é feita com tinta à base de PVDF (fluoreto de polivinilideno) possui características específicas: a cor é mais uniforme e tem alta resistência.
O mercado também oferece a pintura com tinta feita à base de poliéster. Nesse caso, a resistência e a durabilidade são menores, mas o preço é mais acessível, ideal para quem deseja gastar menos e também para uso em áreas internas.
Onde utilizar placas de ACM?
As placas de ACM podem ser usadas em projetos de áreas internas e externas, para uso doméstico, profissional, comercial, industrial e muito mais. Tudo isso devido à sua grande versatilidade. Confira, logo abaixo, onde é possível aplicar as placas de ACM.
-
Revestimento de fachadas e residências, pontos comerciais, hospitais, shoppings etc;
-
Revestimento de áreas internas;
-
Revestimento de meios de transporte, como caminhões e ônibus;
-
Divisórias de ambientes;
-
Equipamentos luminosos, como painéis de comunicação visual, totens e placas de sinalização;
-
Números e demais informações de residências e lojas comerciais;
-
Portões e portas;
-
Revestimento de colunas, pilares, vigas de sustentação, marquises e similares;
-
Aplicação em elevadores;
-
Design de interiores, como revestimento de itens decorativos em casas e pontos comerciais;
-
Revestimento de móveis diversos.
Gostou de saber mais sobre a placa de ACM? É importante conhecer um pouco sobre as tendências do mercado para proporcionar ao seu cliente um trabalho atual e de acordo com suas necessidades.
Por falar em satisfação do cliente, não se esqueça de investir em produtos de qualidade para oferecer o melhor resultado ao seu público.